quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Texto 3: CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,Brasília: MEC, ano XIX, pp. 29-42, setembro/2009. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf

 


  • Comentário sobre o texto: O texto começa usando o relato de uma experiência vivida por uma professora dentro da sala de aula. Certo dia um aluno chegou à sala de aula com um pote cheio de lagartas, a professora tendo percebido o interesses dos demais alunos, se aproveitou dessa ocasião para propor a turma uma atividade de observação e pesquisa sobre a lagarta e suas características.    

  • A importância do texto: esse texto nos ajuda a fazer uma reflexão sobre como os professores se comportam quando os alunos trazem alguma novidade para escola e, como é importante levarmos em consideração o interesse dos mesmos, e não deixar passar despercebido ou simplesmente ignorar pequenas ocasiões que podem estimular os alunos a buscar novos conhecimentos ou a ter vontade de fazer novas pesquisas, e de descobrir coisas que vão além das propostas em sala de aula. O texto nos mostra também como é importante uma valorização das produções das crianças, e a alteração do adulto como único contribuinte e detentor de conhecimento; pois levar em cosideração os interesses e propostas dos alunos torna a escola num lugar de interação entre professor e aluno, um ambiente agradável e mais dinâmico. Acaba desenvolvendo assim, mais interação entre os alunos e o próprio professor que exerce seu papel de mediador.
 
 
Textos que contribuem para o desenvolvimento de habilidades leitoras nos anos iniciais do ensino fundamental: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/trabalho-integrado-ensinar-ler-527241.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário