segunda-feira, 11 de março de 2013

MARINHO, Marildes. A Língua Portuguesa nos Currículos de Final de Século. Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000.

 Objetivo do texto: analisar as propostas curriculares sobre o ensino da língua portuguesa, levando em conta além do seu conteúdo específico, que envolve conceitos e definições teórico-metodológicas(influências internas, a partir de estudos e pesquisa na área específica) ; como também o componente político( influências externas, de contexto político e social).  

Os anos 50 e 60 foram muito significantes no currículo de língua portuguesa, pois, com a abertura das escolas para as classes trabalhadoras, a duplicação do números de alunos no ensino  primário e a triplicação de alunos no ensino médio, o recrutamento de professores passa a ser menos seletivo, levando assim uma desvalorização do magistério e aumentando a necessidade de um material mais concreto de apoio ao professor, um material didático que suprisse as lacunas da sua própria formação, surgindo assim o livro didático, assumindo um papel produtor das atividades para prática docente.
 
A partir do texto podemos observar no tocante  a definição de conteúdos para língua portuguesa a existência de uma competição no material didático entre a linguagem oral e a linguagem escrita; essa que nos dias de hoje  possui maior importância na escola e no material didático.

O texto aponta três áreas básicas da língua portuguesa abordadas no livro didático: leitura, produção de texto e gramática.

Gramática segundo Marildes Marinho: "...instrumento de análise da comunicação oral e escrita."  
                                                   "A gramática é um conteúdo autônomo e ao qual se dá maior ênfase"

Um comentário:

  1. Priscila, a reflexão está muito confusa... Vc não abordou os tópicos apresentados pela autora. Parece que fez uma leitura muito rápido do texto. Além disso, não incorporou nossas discussoes em aula.

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