CRONOGRAMA DA DISCIPLINA – Tendências Atuais do
Ensino de Língua Portuguesa II – Anos Iniciais do EF
Novembro/Dezembro
– 2012
Prof. Dr. Ivan
Amaro
Mês
|
Dia
|
Desenvolvimento
|
Novembro
|
08
|
Aula Inicial: Apresentação dos
participantes
|
15
|
Feriado
|
|
22
|
Texto 1: COSTA,
Débora Amorim Gomes da. Fala e escrita:
propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental. 31ª. Reunião
Anual da Anped, Caxambu-MG, 2008. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT10-4398--Int.pdf
Postagem 1 (Até
28/11): a). Reflexão Escrita: dialogar com o texto, focalizando as
dificuldades encontradas para o ensino de Língua Materna, tomando a
configuração do livro didático como instrumento central e discutindo os
principais conceitos apresentados. Na sua produção, é preciso apontar
caminhos para a superação dessas dificuldades. b). Estabelecer links com experiências em escolas públicas da
região da Baixada Fluminense ou de outras localidades.
|
|
29
|
Texto 2: MONTEIRO,
Sara Mourão. BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização
e letramento. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino
fundamental,Brasília: MEC, ano XIX,
pp. 10-28, setembro/2009. Disponível
em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf
Postagem 2 (Até
05/12): Trabalho em grupo – discutir os principais aspectos que devem ser
levados em consideração para os processos de alfabetização e letramento,
diferenciando o entendimento acerca dos conceitos. Preparar uma apresentação
em ppt em formato esquemático, apontando os aspectos mais relevantes do
texto.
Postagem 3 (Até
05/12): Elaborar uma
atividade que envolva as seguintes habilidades no desenvolvimento da
consciência fonológica das crianças de 6 a 8 anos: identificação das unidades fonológicas;
segmentação das unidades fonológicas; manipulação: inverter, subtrair e
trocar segmentos fonológicos.
|
|
Dezembro
|
06
|
Texto
3: CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros
anos do ensino fundamental. Salto
para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,Brasília: MEC, ano XIX, pp. 29-42, setembro/2009. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf
Postagem 4
(Até 12/12): Comentar
o texto e pesquisar alguns textos que contribuam para o desenvolvimento de
habilidades leitoras nos anos iniciais do ensino fundamental.
|
13
|
Texto 4: SILVA, Sílvio Ribeiro da. Gênero Textual e Tipologia Textual.
Disponível em: http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html
Postagem 5 (Até 19/12): Produzir uma reflexão, focalizando os conceitos principais,
confrontando o texto e os slides. O texto produzido deverá fazer articulação
com vídeos e com links que encaminhem para outros textos (científicos e/ou
reportagens)
|
|
20
|
Texto 5: CALDAS, Lilian Kelly.Trabalhando
tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na
perspectiva da mediação dialética. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf
Postagem 6 (Até 03/01/2013): Trabalho em Grupo – cada grupo deverá analisar um livro didático atual (1º a 5º ano),
fazendo o levantamento da quantidade de gêneros textuais utilizados,
identificando que aspectos são focalizados no trabalho com os textos
(interpretação), atividades de produção textual e analisar o material a partir do referencial
teórico estudado. Cada grupo deverá postar em slides os resultados de sua
pesquisa.
|
|
27
|
Recesso
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário