quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Texto 1: COSTA, Débora Amorim Gomes da. Fala e escrita: propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental.


 





Objetivo do texto: abordar a inserção da fala-escrita no ensino de língua materna nos anos iniciais do ensino fundamental, trazendo o livro didático para o centro do debate quanto a sua influência no trabalho do professor, como um material indispensável e na maioria das vezes único de apoio e suporte para que o mesmo exerça suas funções pedagógicas. Enfim, aborda a influência do livro didático na organização e sistematização.

Objeto de investigação:


                                              Estruturalista- linguagem como expressão do pensamento

Concepção de linguagens          Trasformacionalista- linguagem como instrumento de comunicação

                                                       → Enunciativa- linguagem como instrumento de interação

 

Relação entre a fala e a escrita → Separação dicotômica da linguagem oral e escrita; suas diferenças e semelhanças; diferenças entre o uso da língua formal e informal em seus variados momentos e situações. Representações sociais, diferenças prosódicas, fonéticas, altercações entre a língua escrita e formal.


Dificuldades encontradas para o ensino da língua materna: de acordo com o texto podemos perceber que os “manuais didáticos” possuem muita influência na organização dos sistemas de ensino da língua portuguesa e contribuem para o processo de letramento escolar. A investigação demonstrada no texto sobre esse material didático para a alfabetização nos anos iniciais de escolarização vai nos ajudar a refletir sobre questões pertinentes que englobam essa temática, como: Serão que o livro didático tem executado ele por si só suas atividades com eficiência? Será que os professores devem confiar e executar firmemente o que vem como proposta no material didático e em suas estratégias? Como os professores devem tirar proveito desse material sem perder a sua autonomia no processo de alfabetização e letramento?

 
Superando as dificuldades: podemos concluir que os professores devem estar munidos de teorias e constante estudo sobre fala-escrita, construindo um olhar crítico e reflexivo sobre os métodos de ensino aprendizagem que os permitam conciliar as propostas contidas nos livros pedagógicos á prática em sala de aula.

links relacionando o texto com experiências da rede pública de ensino na Baixada Fluminense:  http://www.care.org.br/noticias/formacao-mediadores-leitura-maio/
              


Um comentário:

  1. A reflexão sobre o texto ficou muito boa! Você focalizou os aspectos essenciais apresentados pela autora. É importante apropriar-se das ideias e, na sequência, ampliar suas visões sobre a temática focalizada... Siga nesta direção. Procure nos próximos posts apresentar as ideias dos textos e comentá-las a partir de sua compreensão...
    Abs
    Ivan

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